terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Minha Infancia I - Rua Angaturama



Nasci em 1958, em SBC meu pai era Marceneiro, na epoca possuía uma pequena empresa que fabricava caixas para Tv e Radio (os mais novos podem não saber mas as caixas de Tv e Radio eram feitos de madeira e não plástico como hoje).


Quando tinha cerca de 2 anos nos mudamos para SP, fomos morar onde ainda hoje chama-se Vila das Merces, mais exatamente na Rua Angaturama, essa rua è uma travessa dos ´tres tombos´, a R: Dom Vilares que liga a Via Anchieta a Rua do Cursino.

Era um terreno grande 10x30, onde foram construídas duas casas, uma onde morávamos eu, meus pais e minha irmã, e uma ao lado onde moravam minha Avó Pierina mãe de meu Pai, minha Tia Marta irmã dele, seu marido Jorge, e meu Tio Domingos ou ´minguinho´como dizia minha Avó.

E um grande salão comercial, na frente a direita de quem entra, com nossa casa ao fundo, salão este que meu pai. algumas vezes tentou dar um rumo diferente a sua vida com um comercio (como eu rs), e depois passou a alugar para terceiros, o que era uma pequena fonte de renda.

Eu com 16 junto com minha irmã e um pássaro preto de meu pai (ele tinha adoração por pássaros), na parede do salao, a direita o jardim de minha avo em frente a casa dela.



Devia ter uns catorze anos junto com minha irmã, e outra menina no meio, não me lembro quem è em frente ao jardim de minha avo

Eu com uns 16 anos com o ´bendito´cachorros Rex (quem não teve um rs), em frente a casa de minha avo

Na mesma época com com Rex, com o salão ao fundo


Era uma vida simples mas feliz, lembro-me perfeitamente de quando asfaltaram a Rua, imagine quanto tempo..........., antes disso em Junho, tínhamos sempre Festas Juninas na rua, com muitas fogueiras, balões, sempre tinha um vizinho chamado Antonio, Pedro ou João, e comemorávamos todas as datas, minha Avó inclusive fazia aniversário dia de São Pedro.

No quintal de minha casa havia uma pequena horta onde minha avó plantava tomates, couve, almeirao etc, e um pé de Araça, que para quem não sabe è uma pequena fruta do mato que parece goiaba, que è menor (alias acho que desapareceu nunca mais vi), e tínhamos um Poço em casa.


Alias quase todas as casas daquela época tinham árvores, hortas e poços, bem em frente a minha casa havia outra com um verdadeiro ´pomar´nos fundos, muitas árvores, manda. goiaba, ameixa amarela.

Nossas brincadeiras eram sempre na Rua, pouco víamos Tv só o básico rs, Perdidos no Espaço, Viajem ao Fundo Do Mar, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo além dos desenhos Hanna Barbera, Jambo e Ruivao, tudo em Branco e Preto (e com um bombril na antena interna).

Subíamos em arvores, comíamos as frutas das arvores, pipa, peão, e após o asfaltamento das ruas o maravilhoso carrinho de rolima, o meu era sempre o melhor (meu pai era marceneiro e tinha uma bancada em casa rs), só nunca joguei bola, alias, para contrariar muita gente (acho que è o que mais faço), nunca gostei de futebol, mas isso é outra historia.

Outra lembrança que me marcou, foram os Padres e a religiosidade, somos descendentes de Italianos e minha avó, mãe e tias eram, e ainda são católicos fervorosos, (eu abandonei tudo rs).

Minha Avo queria que eu fosse Padre!!!!!!, minha Tia Marta trabalhava em uma escola que era da Igreja de N. Sra, Das Merces (isso vai ser outro post), fiz o primário la, os Padres frequentavam minha casa e jogavam bola comigo (não houve pedofilia rs), e foi minha única experiência futebolistica, alguns anos depois um importante Dirigente Sindical, Bardudo casou-se la onde fiz minha primeira comunhão.
PARA SENTIR SAUDADES QUEM È MAIS VELHOS E RISOS PARA OS MAIS NOVOS







Nenhum comentário:

Postar um comentário