quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Minha Infancia III - Itatiba

Meu Avo Paterno, Santo Facina (por incrível que pareça, tenho tios, irmãos de meu Pai, com o nome grafado como Facina e outros como Fassina), naquela época as pessoas iam ao cartório e o escrevente, colocava o nome conforme ouvia!!!!!!!!!!!!. Tentei uma vez conseguir a cidadania italiana e tive dificuldades por causa disso.

Mas como eu dizia, meu avo veio de Padova no Norte da Italia ainda criança, naquela época o Brasil recebeu milhares de Imigrantes da Europa, a grande maioria para trabalhar em Lavouras de Café, meu Bisavô instalou-se em uma região entre Campinas e Itatiba chamada Joaquim Egidio proxima a Souzas, ambas distrito de Campinas e também próximas de Itatiba, ele morreu muito jovem quando meu Pai tinha cerca de 17 anos.

Cheguei a ir la uma vez quando criança com minha Avo, meu tio Ernesto e as primas Odete e Wanda, depois de adulto voltei la uma vez com meu Pai e minha esposa, ainda hoje vivem la alguns primos de meus pais e seus descendentes, è um lugar bem simples, mas lindo como toda a regiao, com muitas montanhas e rochas imensas dezenas de pés de jaboticaba, alem do que, eles faziam e acho que ainda fazem um vinho artesanal, divino, pretendo um dia levar meus filhos la.

Existe um ´corgo´como dizem la que divide as propriedades, de um lado Fassina, e do outro Giaretta, o sobrenome de minha mãe, quando cresceram os filhos de ambas as familias mudaram-se para Itatiba e foi la que meus pais namoraram e casaram-se.

A familia era enorme por parte de meu Pai Deonesio, eram os tios Antonio, Alecio, Hidro, Ernesto, Euclides, Domingos, Marta e Constantina.

E por parte de minha mãe, minha Avo Angelina , meu Avo Atilio minha mae Adelaide, meus tios ´Alemão´, Arlindo, Maria, ¨Dim´, Otavio, Valentim, e Jaime.

Isso sem contar todas as esposas e maridos, e todos os filhos meus primos e primas, alguns serão objetos de novas postagens.

Quando casaram-se, meu Pai e meu Tio Arlindo vieram para SP, Tio Alecio foi para Sao Jose dos Campos, Tio Antonio foi pra o RJ, Tia Costanta foi para Campinas, mas a grande maioria ficou em Itatiba e a cada tempo iamos para la visita-los.

Isso me traz recordações maravilhosas, meu Pai não tinha carro (alias naquela época era coisa de luxo rs), e portanto íamos de ónibus, para falar a verdade ate hoje curto viagens de ónibus.

Saiamos de Vila das Merces e íamos até o Parque Dom Pedro, a rodoviária era aquela antiga, perto da Estaçao da Luz, fazíamos todo este trajeto a , era tudo maravilhoso, ou quase, quando eu ou minha irmã não ficávamos enjoados............., anos depois foi a vez de aguentar isso com filha enjoando NO CARRO, mas isso e historia para outra postagem rs.

Itatiba fica a cerca de 100 Km de SP, naquela época era cidade minúscula, me lembro perfeitamente, quando abriram a primeira padaria!!!!!, meu avo Atilio tinha uma Charrete e um cavalo chamado Guarani, durante muito tempo ele entregava leite, com a Charrete era galões enormes de aluminio, depois ele enchia a garrafa na porta da casa dos clientes.

Meu avo era uma pessoa também era descendente de Italianos e de olhar para nós assustava, rs viveu mais de 100 anos em breve vou postar os aniversários dele ai tem muitas fotos, desta época nenhuma infelizmente.

Minha Avó Angelina era uma pessoa maravilhosa, eu descia do ónibus e ia correndo ate a casa dela cerca de 200 metros, um dia meu Pai deu de presente para ele um relógio de bolso, ele me entregou e sai correndo para entregar a meu avo, este relógio ainda hoje esta na casa de minha Tia Maria.

Tudo era festa tinha dezenas de primos mas ficava muito com o Marcos e o Ernani, depois minha mae fazia o que chamava de ´Via Crucis´ que era a visita em todas ou quase todas as casas de meus tios, cada uma delas me tras recordaçoes deliciosas.

Meu tio Alemão era um dos poucos que tinha carro era uma Kombi, as vezes saiamos e ele me punha no colo, enquanto dirigia, em alguma fazenda que íamos visitar, parecia que estava DIRIGINDO, a casa dele era imensa em uma esquina com um pomar no fundo, no Natal sempre havia árvores e presepios, tal qual na casa da Tia Maria, alem do que la tinha um FOGAO A LENHA, e árvores no fundo onde íamos buscar frutas.

São centenas de lembranças todas agradáveis, na hora de voltarmos para SP, o ponto era em frente ao Bar do Tio Jaime, e ele sempre me dava uma ´Frutella´, era uma bala mastigavel, a única lembrança triste foi a morte de minha Avo Angelina, em 1970 eu tinha 12 anos e acho que foi a primeira vez que senti o que a perda de alguém querido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário